A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae), em parceria com a Federação Maranhense de Arco e Flecha (FEMARCO) e a Arqueria Imperial, está com matrículas abertas para novos participantes do projeto de arco e flecha desenvolvido no Campus Paulo VI, em São Luís.
A iniciativa oferece aulas da modalidade esportiva e busca ampliar o acesso da comunidade acadêmica e do público externo à prática do esporte, promovendo inclusão, saúde e desenvolvimento pessoal.
As aulas são realizadas na quadra localizada atrás do Núcleo de Esportes e Lazer (NEL), no Campus Paulo VI, às terças e quintas-feiras, das 15h às 16h e das 16h às 17h, e aos sábados, das 10h às 11h.
Os instrutores são certificados pela Brasil Arco e todo o material necessário para a prática, incluindo arcos e flechas, é disponibilizado pela FEMARCO.
As matrículas devem ser realizadas presencialmente na Secretaria do NEL, localizada no Campus Paulo VI. No ato da matrícula, será solicitado o pagamento da taxa, que varia conforme o participante: R$ 40,00 para alunos, R$ 45,00 para servidores e R$ 55,00 para a comunidade externa. Após a efetivação da inscrição, o aluno já poderá iniciar as aulas.
Sobre o projeto
O projeto foi iniciado em setembro de 2024 e integra ações de extensão universitária voltadas à aproximação entre a universidade e a sociedade. O arco e flecha é uma modalidade olímpica que desenvolve concentração, controle emocional e condicionamento físico, além de promover inclusão e valorizar aspectos culturais presentes no Maranhão.
Em 2026, seis campeonatos já foram realizados na Uema, com resultados válidos para o ranking nacional de arco e flecha. As próximas competições previstas são:
• 3º Torneio Outdoor FEMARCO – 11 de julho de 2026;
• 4º Torneio Outdoor FEMARCO – 26 de setembro de 2026;
• 5º Torneio Indoor FEMARCO – 21 de novembro de 2026.


