No último sábado (20), aconteceu, no Auditório do Campus Caxias da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), a Cerimônia do Jaleco do Curso de Estética e Cosmética, ofertado pelo Programa de Formação Profissional Tecnológica (Profitec).
O evento reuniu autoridades acadêmicas, docentes, estudantes, familiares e convidados em um momento simbólico de integração entre a formação teórica e o início das atividades práticas dos acadêmicos.
A mesa de honra foi composta pelo reitor da Uema, Walter Canales; coordenador geral do Profitec, Lúcio Campos; diretora do Campus Caxias, Valéria Pinheiro; coordenadora do curso, Thallita Serra; e o professor homenageado pelos estudantes, Sérgio Lima Júnior. Também estiveram presentes na cerimônia a assistente do curso de Estética e Cosmética do Campus Caxias, Irene Sousa; o chefe de gabinete da Reitoria, Gilson Martins, a diretora do Campus Coroatá, Lília Gomes, a coordenadora de polo do ProfiTec em Itapecuru, Katiana Oliveira, docentes, familiares e convidados.
Durante a solenidade, o reitor Walter Canales destacou o significado institucional do momento como parte da trajetória acadêmica dos estudantes e reforçou a importância da responsabilidade profissional que acompanha a formação. “Desejamos a todos os alunos uma excelente jornada na Uema. Que esta cerimônia marque o compromisso com o curso e com a futura carreira, principalmente, a responsabilidade de seguir uma trilha tão bonita que é essa trilha acadêmica. Felicidade a todos”, afirmou.
O coordenador geral do Profitec, Lúcio Campos, ressaltou o caráter formativo da cerimônia como início da aproximação dos estudantes com a prática profissional. “Estamos no campus de Caxias com os alunos de Estética e Cosmética nesta tão esperada cerimônia do jaleco, que marca o ingresso na prática profissional. Esperamos que eles absorvam o máximo de conhecimento e reflitam isso ao longo de sua atuação na sociedade”, declarou.
A diretora do Campus Caxias, Valéria Pinheiro, enfatizou o simbolismo do jaleco como parte do processo de aprendizagem e da construção profissional dos acadêmicos. “É um simbolismo da capacidade dos alunos e da etapa mais prática do curso que se inicia. É também o reconhecimento dessa trajetória acadêmica, com as famílias presentes para prestigiar”, afirmou.
Na mesma linha, a coordenadora do curso, Thallita Serra, destacou o jaleco como símbolo de responsabilidade ética. “O jaleco é mais do que um EPI. Ele representa o compromisso e a responsabilidade que os futuros profissionais terão em sua atuação, juntamente com a ética”, pontuou.
Entre os alunos, a estudante Fernanda Sena revelou que o momento é de transição. “Essa cerimônia é a materialização de um sonho, porque é o momento em que deixo de ser somente estudante para adentrar também na prática profissional na área da saúde, o que exige responsabilidade, ética e cuidado”, afirmou.










