Os acadêmicos do 2º e 5º períodos do curso de Ciências Biológicas Licenciatura da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Campus Lago da Pedra, realizaram uma programação voltada à divulgação científica e à educação ambiental, com a apresentação de trabalhos desenvolvidos ao longo do semestre. As atividades integraram a Semana do Meio Ambiente e a Mostra de Profissões, sob a coordenação da professora de Botânica, Dra. Mahedy Passos.
Resultado dos conhecimentos construídos nas disciplinas de Botânica Econômica, Botânica Estrutural e Fisiologia Vegetal, as apresentações aliaram teoria e prática, evidenciando o protagonismo estudantil e a aplicação do conhecimento científico na compreensão e valorização dos recursos naturais da região.
A programação contou com expressiva participação da comunidade externa, que visitou os espaços de exposição e acompanhou os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes. A interação entre universidade e sociedade fortaleceu o papel da Uema na promoção da ciência, da educação e da extensão universitária, além de aproximar o público das pesquisas realizadas no campus.
Entre os temas apresentados, ganharam destaque os estudos sobre a bioeconomia local e o potencial das palmeiras do centro-oeste maranhense, evidenciando a riqueza da biodiversidade regional, a importância das culturas artesanais e o trabalho das comunidades de quebradeiras de coco babaçu.
Os visitantes também conheceram pesquisas sobre o potencial econômico e sustentável dos fungos no Maranhão, além de experimentos relacionados aos processos de germinação de sementes. Como parte das atividades, os estudantes organizaram um “Mural Botânico”, reunindo diferentes espécies e estruturas vegetais para demonstrar a diversidade da flora e ampliar a compreensão do público sobre o universo da botânica.
Além das exposições científicas, os acadêmicos participaram de uma ação prática de educação ambiental com o plantio de mudas de árvores da flora local. A iniciativa marcou o início oficial do projeto de arborização do Campus Lago da Pedra, que busca contribuir para a melhoria do microclima e estimular a conscientização ambiental entre estudantes, servidores e comunidade.
Segundo a professora Mahedy Passos, idealizadora e organizadora das atividades, o plantio representa um passo importante para integrar conhecimento científico e responsabilidade socioambiental. “A culminância das práticas com o plantio de mudas de árvores frutíferas foi uma ação para marcar o início oficial do projeto de arborização do Campus Lago da Pedra, promovendo a melhoria do microclima e incentivando a consciência ambiental dentro da comunidade universitária”, destacou.
Para o diretor do Campus Lago da Pedra, professor Dr. Jaime Gama Neto, iniciativas como essa demonstram o compromisso do curso de Ciências Biológicas com uma formação que une ensino, pesquisa, extensão e preservação ambiental. “Atividades como essa reforçam o compromisso do curso de Ciências Biológicas em aliar o ensino de excelência à extensão universitária e à preservação ambiental, fortalecendo também o compromisso da Uema/Lago da Pedra com o meio ambiente”, afirmou.






